Como meditar melhor neste Novo Ano com estas 5 palavras

Meditar é uma palavra cada vez mais popular em nossa cultura. A gente vê recomendações para meditarmos como uma maneira de reduzir o estresse e de aumentar a felicidade e a produtividade. As instruções que nos são passadas são de sentar-se em um local quieto, esvaziar e centralizar a mente, e elas podem nos deixar um pouco desconfortáveis, e não sem motivo.

Na Bíblia, a meditação não é algo que fazemos para esvaziar a mente, mas sim para preencher a mente com ricas verdades. Verdades sobre Deus e sua graça, sobre a vida, sobre você, sobre o seu próximo e sobre o destino que é dado a você como filho de Deus. Meditar nessas verdades vai guiar suas ações, reações e respostas nos pequenos momentos que preenchem os nossos dias.

Fazer isso pode parecer impossível para você. Pois mesmo em nossos tempos de quarentena e pandemia, nossos dias parece que passam voando e estão cheios de todos os tipos de tarefas. Antes que você perceba, o dia já acabou, e você não teve tempo para fazer nada que pareça remotamente com meditação. Mas, se você é uma mãe ocupada, trabalha em horário integral, tem muitas leituras pra fazer na universidade ou precisa enfrentar infinitas responsabilidades em seu ministério, você provavelmente está pensando: onde é que eu vou encontrar tempo pra meditar?

“A meditação não é algo que fazemos para esvaziar a mente, mas para preencher a mente com ricas verdades.”

O Salmo 1 nos conta que a pessoa que medita na Palavra de Deus é abençoada como uma árvore plantada à margem do rio que dá seu fruto no tempo certo. A meditação é um hábito enriquecedor e produtor de frutos espirituais. Mas, lamentavelmente, muitos de nós não nos aproveitamos de seus benefícios.

Então, nessa virada de ano, quero te encorajar a fazer algo sobre isso. Que Filipenses 4.8 seja o seu guia neste Novo Ano. Em vez de fazer uma lista infinita de resoluções – muitas das quais serão esquecidas e poderão te deixar se sentindo culpado – por que não marcar a mudança de ano com um tempo para meditação?

Faça algumas mudanças para passar a metade de um dia sozinho, ou, se não puder separar todo esse tempo, consiga o máximo que puder. Encontre o lugar mais quieto para onde você pode levar sua Bíblia, um caderno, uma boa caneta e um marcador. E com um coração aberto e humilde, e tomando a Palavra de Deus como guia, olhe para a diante e olha para atrás.

Então, você pode estar pensando: “Paul, eu não sei como fazer isso.” Então vou te deixar 5 palavras que podem guiar sua meditação de virada de ano.

Meditar com as cinco palavras

1. Conte

É tentador olhar para atrás e pensar em todas as promessa não cumpridas, nos sonhos interrompidos e nas oportunidades perdidas em 2020. Em vez de contar todas as suas reclamações, pegue seu caderno e conte suas bênçãos. Você vai perceber que encontrará muitas, mas muitas bênçãos entre as cavidades e rachaduras de sua vida.

2. Confesse

Já que estamos longe de sermos perfeitos, sempre temos algo para confessar. Na virada de ano, abra o seu coração para o ministério convencedor do Espírito Santo. Convencimento e confissão não são coisas que devem nos dar medo, mas são meios de Deus para nos trazer mais perto, deixar mais próximos e proteger os nossos corações vacilantes. Se certifique que suas confissões são específicas, e lembre que a pessoa e a obra de Jesus já cobriram tudo o que você tem para confessar com o Seu sangue.

3. Considere

Já que você encontra conforto, mandamentos e princípio de sabedoria nas Escrituras, e já que você tem o Deus Todo-Poderoso vivendo em você na pessoa do Espírito Santo, a mudança é realmente possível na sua vida. Tome um tempo para escrever lugares específicos em seu coração, sua vida, seu trabalho e seus relacionamentos onde a mudança é necessária. Não se desanime enquanto admite sua necessidade de crescer, pois foi o Senhor que decidiu que a mudança seria um processo em nossas vidas, e não um evento único e dramático.

4. Celebre

Escreva todos os benefícios tremendos que você tem em sua vida, porque, pela graça, você se tornou um filho de Deus. Tome um tempo para celebrar a plenitude de sua identidade em Cristo. Retorne a Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses e se lembre de tudo o que é seu porque Deus te adotou em sua família.

5. Comprometa-se

Portanto agora, se comprometa a um plano de ação. Que novos hábitos você deve inserir em sua rotina? Quais relacionamentos você precisa reparar? Que novos compromissos você precisa com o seu tempo, energia e dinheiro? De qua meneiras você tomará o seu relacionamento com o Pai mais a sério? O que você precisa para descansar mais na presença de Deus e em suas promessas, seu poder e sua glória? Começe o novo ano ao transformar sua meditação em ação.

Conclusão

A Bíblia nos lembra uma e outra vez que nossos pensamentos precedem e determinam as nossas atividades. Suas ações sempre vão para onde o seu coração já está. Então, plante 2021 em um solo rico e nutritivo de meditação para que nos próximos mês você pode colher a alegria do bom fruto.

Não existe melhor hora pra meditar que na mudança de ano!


Texto original escrito por Paul Tripp para o The Gospel Coalition. E traduzido por Rilson Guedes para o Narniano.


Marcações:

Deixe o seu comentário