Qual a ordem certa para ler Nárnia?

Os 7 livros das Crônicas de Nárnia foram publicados entre 1950 e 1956. E, desde então, causam debates sobre qual a ordem certa dos livros serem lidos. A ordem de publicação começa por O Leão, A feiticeira e o Guarda-Roupa (1950), mas, se formos seguir a ordem cronológica da Criação de Nárnia até o final da história, a história deve ser iniciada com O sobrinho do mago (1955).

Portanto, duas listas foram elaboradas.

Ordem de publicação de Nárnia

1. O leão, a feiticeira e o guarda-roupa (1950)

2. Príncipe Caspian (1951)

3. A viagem do Peregrino da Alvorada (1952)

4. A cadeira de prata (1953)

5. O cavalo e o seu menino (1954)

6. O sobrinho do mago (1955)

7. A última batalha (1956)

Ordem cronológica de Nárnia

1. O sobrinho do mago

2. O leão, a feiticeira e o guarda-roupa

3. O cavalo e o seu menino

4. Príncipe Caspian

5. A viagem do Peregrino da Alvorada

6. A cadeira de prata

7. A última batalha

Lewis acreditava que a série deveria ser lida na ordem cronológica dos eventos narrados através dos livros. Mas a maioria dos leitores, críticos e acadêmicos acredita que eles deveriam ser lidos na ordem em que foram publicados, pois livros publicados depois relevam mistérios colocados em livros publicados antes.

Aqui no Brasil, as duas ordens estão disponíveis para venda. A tradução de Paulo Mendes Campos publicada pela Editora Martins Fontes segue a ordem cronológica (você pode encontrá-la aqui em volume único, ou aqui em edições separadas). Mas a HarperCollins já anunciou uma nova edição para o Brasil em ordem de publicação para o ano de 2022, saiba de todos os detalhes aqui.

Independente da ordem que escolher, desejamos que você tenha uma excelente leitura!

Rolar para cima