Resenha | ‘Economia do Reino’, de Matheus Ortega

O assunto da economia se tornou quase onipresente dos debates políticos do Brasil nos últimos anos. E praticamente todo mundo tem uma opinião sobre a política de impostos para produtos chineses ou quais deveriam ser os setores priorizados no orçamento. Discussões no espaço democrático são salutares e muito se pode aprender em torno disso. Mas um fator permanece, a pobreza continua sendo um problema que entra governo e sei governo e nunca é resolvido. Diante disso, qual deve ser a postura do cristão perante a pobreza?

Os cristãos não têm poucos instrumentos para estudar sobre isso. Há inúmeros materiais e exemplos de cristãos que lutaram contra a pobreza, desde a tradição profética do Antigo Testamento, passando pela Igreja de Atos, até os escritos exortativos da Igreja Primitiva e as práticas de distribuição de recursos durante a Reforma. É através destes exemplos e das Escrituras que Matheus Ortega vai nos apresentar, em Economia do Reino, quatro posturas que os cristãos devem ter diante da pobreza. Os quatro modelos são de Doador, Moderado, Transformador e Abnegado. Cada um representado por um ou mais personagens bíblicos e aplicações históricas.

“Felizes são os que têm riquezas e que entendem que elas vêm do Senhor, pois os que possuem essa mentalidade serão capazes de fazer algum bem.”

Hermes de Filipópolis (aprox. 95-155), citado em Economia do Reino, p. 63

Entre a apresentação dos modelos, o Matheus nos traz um gostinho da diversidade do Reino de Deus por meio de exercícios imaginativos que nos levam ao grande banquete que Jesus fará no novo Éden, e nos fará refletir sobre o tipo de riqueza que é valorizada nos céus. Ele também traz dados sobre a pobreza no mundo de várias fontes, algumas delas com metodologias diferentes, e que fazem parte do debate econômico atual sobre o que realmente é pobreza, mas ele deixa claro que elas têm o objetivo de providenciar apenas um cenário da realidade para que possamos entender a necessidade de trabalhar contra a pobreza. Mas vale ressaltar novamente que este não é um livro de teoria econômica, mas de posturas éticas diante dos problemas econômicos.

O trabalho de design da editora Thomas Nelson Brasil chama a atenção pelos detalhes na identidade visual do livro, como nas várias referências a árvores, como a que ilustra a capa do livro. E também traz desenhos representativos para cada um dos modelos apresentados no livro.

Por último, o epílogo é de uma beleza a parte. Ele traz de volta o exercício imaginativo do Reino, agora com a participação dos personagens que fomos conhecendo através do livro. É uma leitura fácil, inspiradora e edificante.

O livro se encontra disponível em promoção na Amazon.


Economia do Reino (Amazon)
Autor: Matheus Ortega
Editora: Thomas Nelson Brasil
208 páginas
Avaliação: ★★★★☆ – Muito bom

Deixe o seu comentário

Rolar para cima