Não, Lewis não estava criticando o ‘cristão gente boa’ em A Abolição do Homem

De tempos em tempos, alguém me manda a mesma imagem: um trecho de A Abolição do Homem, com a expressão “homens sem peito” sublinhada, seguido de um comentário que mais ou menos diz o seguinte: que Lewis estaria descrevendo os cristãos “bonzinhos demais”, os que preferem o diálogo ao confronto, os que evitam bater de frente. A implicação é clara: quem é gentil demais teria ‘perdido o peito’ e a gentileza é uma fraqueza que Lewis criticava.

É uma leitura que soa convincente. Mas está errada.

O que Lewis realmente disse

A Abolição do Homem nasceu de três palestras proferidas por Lewis na Universidade de Durham em fevereiro de 1943, as Riddell Memorial Lectures, reunidas em livro no mesmo ano. No primeiro capítulo, ele analisa um livro didático de inglês sem citar nominalmente os autores, a quem dá os pseudônimos de “Gaius e Titius” (na realidade, Alex King e Martin Ketley, autores de The Control of Language, de 1939). A obra ensinava, nas entrelinhas, uma premissa perigosa: a de que todo juízo de valor não passa de mera projeção subjetiva de sentimentos. Dizer “esta cachoeira é sublime” não descreveria nenhuma propriedade real da cachoeira, revelando apenas uma reação emocional de quem a contempla. Lewis via nisso uma ameaça intelectual gravíssima: a destruição gradual da capacidade de reconhecer a verdade objetiva.

Lewis via nisso uma ameaça ao pensamento e tanto. Não porque a emoção seja o problema, mas porque o ser humano bem formado, o que ele chama de “homem com peito”, é justamente aquele em quem razão, emoção e apetite funcionam em harmonia, ordenados por uma percepção de valores reais e objetivos. O peito, na imagem que Lewis usa, é a sede dos sentimentos educados, o que faz a mediação entre o cérebro calculista lá em cima e os apetites brutos lá embaixo. Tire o peito do meio, e sobra só cabeça fria e instinto.

O “homem sem peito”, então, não é o manso, nem o conciliador. É quem foi educado a desconfiar de que exista qualquer valor real fora de si, aquele relativista convicto, o cínico que acha que enxergar “por trás” de toda virtude o torna mais esperto que os ingênuos que ainda acreditam no bem, no belo e no verdadeiro.

E Lewis é bem claro sobre o que isso produz: não um rebelde corajoso, mas o ser humano mais manipulável de todos. Quem não crê em nada acima de si pode ser movido por qualquer coisa que toque nas coisas de baixo, nos instintos mais puros: na propaganda, conforto, medo, ressentimento.

Onde a leitura popular escorrega

Aplicar esse diagnóstico a quem busca o diálogo e recusa o confronto desnecessário inverte por completo a tese central do livro. Lewis não estava descrevendo temperamento tímido ou covardia social, mas a ausência deliberada de convicção moral objetiva. As duas coisas não guardam relação de causa e efeito: dá para ser sereno no tom e absolutamente inegociável na convicção, assim como é perfeitamente possível ser agressivo nos palanques digitais e intelectualmente oco por dentro. Para Lewis, cuja imaginação moral fora moldada tanto pelas virtudes cardeais clássicas quanto pelo fruto do Espírito nas Escrituras, a mansidão jamais foi sinônimo de fraqueza moral. O “homem sem peito” seria antes o pregador que abandona a doutrina da justiça divina porque ela incomoda a sensibilidade da cultura contemporânea, e não aquele que a proclama com firmeza, paciência e sem recorrer a berros.

O homem sem peito de Lewis seria antes o pregador que abandona a doutrina do juízo porque ela incomoda a cultura do momento. Não quem a ensina com graça e sem gritar.

O contexto que alimenta essa leitura

Vale nomear o ambiente onde essa apropriação prolifera. Há um padrão crescente, sobretudo em certos círculos cristãos conservadores de influência norte-americana, que confunde convicção com combatividade, fidelidade com hostilidade. Lewis acaba recrutado para esse projeto de forma anacrônica, como se fosse um comentarista político do nosso século.

Lewis era um professor de literatura medieval e um apologista anglicano, não um polemista de redes sociais. Escrevia para persuadir quem discordava dele, munido de rigor lógico, paciência e densidade imaginativa. O debate filosófico que travou com Elizabeth Anscombe no Socratic Club de Oxford, em 1948, abalou com seriedade suas formulações a ponto de levá-lo a reescrever e aperfeiçoar o terceiro capítulo de seu livro Milagres.

Ele jamais usou a certeza teológica como trincheira contra a honestidade intelectual. Há algo profundamente sutil escondido na retórica do “o tempo do diálogo acabou”: trata-se, ela própria, de uma capitulação ao niilismo. Dizer que o mundo ruiu de tal modo que já não vale a pena ensinar nem convencer é trocar a esperança cristã pelo desespero, exatamente a sombra do relativismo travestida de zelo moral.

O que o livro realmente pede

No fim, A Abolição do Homem é um chamado para recuperar o que Lewis chama de Tao: a lei moral natural, reconhecida (ainda que com nomes diferentes) por civilizações que nunca tiveram contato entre si, e que o livro documenta num apêndice com máximas morais de tradições tão distintas quanto o Egito Antigo, a China e os textos babilônicos. Não é invenção de nenhuma cultura particular; é o que toda cultura reconhece quando está no seu melhor momento.

Isso pede firmeza e humildade na mesma medida, saber distinguir entre o momento de Elias no Monte Carmelo, gritando diante dos profetas de Baal, e o momento de Elias debaixo do zimbro, exausto e quase desistindo, e perceber que Deus estava tão presente num quanto no outro.

A gentileza cristã nunca foi ausência de convicção. É convicção madura o suficiente para não precisar gritar pra ser ouvida.

Lewis merece leitores que o levem a sério o bastante pra discordar dele com cuidado. E não leitores apressados demais, que o transformam em munição.

Deixe o seu comentário

Rolar para cima