Por que C. S. Lewis não escreveu mais sobre Nárnia? A resposta está em suas cartas

Desde a publicação de A Última Batalha, leitores de todas as idades ao redor do mundo fazem a mesma pergunta: por que Lewis não continuou a história? A resposta definitiva não está em disputas editoriais ou cansaço comercial, mas nas palavras do próprio autor, registradas nas centenas de cartas que trocou com seus leitores ao longo dos anos.

Um projeto sem roteiro prévio

Ao contrário do que muitos imaginam, Lewis não começou a saga com um planejamento rígido ou um número fechado de volumes. Ao escrever O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, ele não tinha qualquer intenção de produzir uma sequência. Em cartas posteriores, confessou com franqueza que cada novo livro surgia como uma surpresa para ele mesmo. Ao concluir A Viagem do Peregrino da Alvorada, por exemplo, tinha certeza absoluta de que tudo havia acabado. Estava enganado.

A convicção dos sete volumes

Foi por volta de 1953 que o cenário mudou. Lewis passou a afirmar de modo categórico em suas correspondências que a saga teria exatamente sete livros. Não seis, não oito. Sete. Ele repetiu essa certeza em diversas cartas entre 1953 e 1954, demonstrando que não se tratava de um capricho numérico, mas da convicção intuitiva de que o ciclo narrativo e simbólico daquele universo havia alcançado a sua plenitude.

Quando a torneira se fecha

A explicação mais marcante sobre o fim da série surgiu em uma carta de 1959. Nela, Lewis comparou sua imaginação criativa a uma experiência quase involuntária, em que a história “se conta sozinha dentro da cabeça, como uma torneira aberta”. Quando essa torneira se fecha por si mesma, não adianta tentar forçar o fluxo. Continuar a escrever por mera pressão externa produziria apenas um texto mecânico, desprovido da frescura e da vitalidade que marcaram as primeiras obras. Para ele, insistir em um oitavo livro seria trair a própria vocação artística.

Essa postura resumia sua compreensão sobre o trabalho do escritor. Criar não é inventar truques do nada para preencher páginas, mas receber e lapidar uma inspiração real. Quando a fonte cessa, resta a dignidade do silêncio.

O convite aos leitores mirins

Mesmo encerrando a série, Lewis não trancou as portas de Nárnia. Em cartas escritas em 1961 e 1962 para crianças que imploravam por novas aventuras, ele respondia com um desafio afetuoso: encorajava os pequenos leitores a pegarem lápis e papel para escreverem suas próprias histórias narnianas. Ele admitia ter deixado lacunas propositais na cronologia, inclusive em A Última Batalha, funcionando como sementes prontas para germinar na imaginação de quem viesse depois.

Lewis sentia que havia cumprido sua parte e entregava a tocha aos outros.

Um legado concluído, não abandonado

Lewis faleceu em novembro de 1963, mas o mundo que criou seguiu vivo por caminhos que ele mesmo incentivou. Poemas, notas cronológicas e novas gerações de leitores continuaram a habitar as paisagens narnianas.

A razão pela qual ele parou é simples: Lewis parou de escrever Nárnia porque Nárnia parou de falar com ele. Teve a grandeza e a humildade de entender que a obra estava completa. Não foi um projeto interrompido pelo cansaço, mas uma história que teve a sabedoria de terminar exatamente onde precisava.

Com informações do NarniaWeb.

Deixe o seu comentário

Rolar para cima