Nunca conheci uma pessoa que se descrevesse como orgulhosa. Já conheci dezenas que descreveram assim o cunhado, o chefe, o colega de trabalho e até o pastor. Mas nunca a si mesmas. Isso, por si só, já revela algo sobre a natureza desse pecado em particular: ele é o único que se torna praticamente invisível para quem o carrega.
Lewis tinha plena consciência disso. No terceiro bloco de Cristianismo Puro e Simples, na seção consagrada à conduta cristã, ele reserva um capítulo inteiro ao tema, abrindo o texto com a certeza incômoda de que vai tratar de algo que o leitor já decidiu, de antemão, não possuir.
O que o orgulho realmente é
A definição de Lewis é simples e desconfortável: o orgulho não tem prazer em ter algo, tem prazer em ter mais que o próximo. Ninguém se orgulha apenas de ser rico, inteligente ou bonito. As pessoas se orgulham de ser mais ricas, mais inteligentes ou mais bonitas que as outras. Se tirarmos a comparação da equação, o orgulho simplesmente deixa de existir.
Essa observação separa o orgulho de praticamente todos os outros pecados que Lewis discute. A gula tem um objeto: a comida. A luxúria tem um objeto: o prazer físico. A avareza tem um objeto: o dinheiro. O orgulho não possui um objeto palpável, ele se alimenta exclusivamente dos outros. Só existe em relação, em disputa, em ranking. É, nas palavras do autor, o único vício puramente relacional da alma humana.
Por que Lewis o considerava o pior de todos
Esta é a constatação que mais surpreende quem lê o capítulo pela primeira vez: Lewis não trata o orgulho como uma falha moral comum, mas como a raiz da maior parte da infelicidade humana desde a origem dos tempos. Os outros vícios, em certa medida, ainda conseguem aproximar pessoas. Há camaradagem entre os que bebem além da conta e riso fácil entre os que compartilham os mesmos excessos corporais. O orgulho, contudo, afasta e divide. Ele é a própria personificação da inimizade.
Nesse ponto, Lewis eleva a reflexão moral ao patamar teológico: o orgulho é inimizade não apenas entre os homens, mas entre o ser humano e Deus. Não porque o Criador se ofenda facilmente, mas porque a lógica do orgulho exige sempre estar por cima, disputar e vencer. Essa postura é completamente incompatível com o espírito de quem está diante de um Ser infinitamente superior a qualquer comparação. Quem vive preso à obsessão de comparar não consegue dobrar os joelhos.
Uma raiz mais funda do que parece
Essa não é uma preocupação isolada dentro de Cristianismo Puro e Simples. É um fio condutor em toda a obra de Lewis: o mal raramente se apresenta de forma explícita e repulsiva. Ele opera explorando o orgulho latente e a vaidade interior, fornecendo-lhes apenas uma causa ou uma bandeira. Regimes tirânicos inteiros foram erguidos sobre essa mesma mentalidade competitiva levada ao paroxismo: a urgência de se colocar acima de outra classe, de outra nação ou de outra raça.
O que tem início como uma vaidade pequena e corriqueira, como comparar o modelo do carro, o salário ou o padrão da casa, é exatamente a matéria-prima de onde brotam as maiores tragédias humanas. A diferença entre a vaidade doméstica e a tirania institucional não é de natureza, é apenas de escala.
O espelho que ninguém quer segurar
A pergunta essencial que Lewis propõe ao leitor não é “eu sou orgulhoso?”, pois quase ninguém responderia afirmativamente com sinceridade. A pergunta honesta é outra: a última vez em que me senti verdadeiramente satisfeito comigo mesmo, foi porque realizei algo bom ou porque fiz algo antes, melhor ou com mais destaque do que outra pessoa?
É uma distinção sutil que escapa facilmente à nossa percepção. Justamente por isso, Lewis chamava o orgulho de “pecado essencialmente espiritual”, aquele que sobrevive a quase todas as tentativas de virtude e consegue se fantasiar de modéstia. Afinal, é perfeitamente possível orgulhar-se da própria humildade. Essa é a armadilha mais eficiente: fazer o indivíduo fugir de um erro óbvio apenas para fazê-lo cair de cabeça no extremo oposto, sem perceber que ambos brotam da mesmíssima raiz.
Da última vez em que você se sentiu realizado, você parou para agradecer ou apenas se comparou para se sentir superior?



