Início » A paz dos homens e a paz de Deus

A paz dos homens e a paz de Deus

A palavra ‘paz’ é usada em diversas línguas para designar tempos pacíficos. Mas na Bíblia, a palavra ‘paz’ tem um significado muito mais profundo que isso. A expressão em hebraico usada para falar de paz é ‘shalom’. E este termo é usado designar algo ‘completo’ ou ‘cheio de plenitude’.

Quando uma construção complexa era terminada sem falhas, se dizia que ela possuía ‘shalom’. Mas se acontecia algo, como um tijolo quebrado, ela perdia o ‘shalom’. E quando Israel encerrava uma guerra, ‘shalom’ não simbolizava apenas o fim das batalhas, mas também o início de uma relação amigável com o inimigo.

Da mesma forma, ‘shalom’ também podia se referir a pessoas. As peças da vida precisam estar encaixadas corretamente, e que quando uma delas se desalinha, a ‘shalom’ se perde, e a pessoa precisa ser restaurada.

Mas de onde virá a restauração da alma? Foi por este motivo que o bebê que nasceu em Israel foi chamado pelo profeta Isaías de ‘príncipe da paz’, ou o ‘príncipe da shalom’. Ele é o único que tem poder para restaurar a ‘shalom’ na alma dos que estão desalinhados com Deus. Aquele que tem poder para encerrar todas as inimizades com Deus e com o próximo. E aquele que tem todo o poder para dizer: “A minha paz vos dou. Não se turbe o vosso coração.”

Deixe o Shalom viver em sua vida.