A diretora Greta Gerwig, encarregada pela direção e pelo roteiro de ao menos dois filmes da saga de Nárnia, falou novamente sobre o seu momento de escrita. Ela disse que se encontrava num momento ‘Bosque entre dois mundos’, fazendo referência a uma passagem famosa do primeiro livro da saga na ordem cronológica, O sobrinho do mago.
“É uma série de livros que significram muito pra mim em minha vida. O C. S. Lewis como escritor foi alguém que tinha coisas muito profundas a dizer. (…) Há uma coisa em um dos livros chamada de Bosque entre dois mundos. É nesse ponto em que estou. Estou no Bosque entre dois mundos. É um bosque que continua pra sempre, você não consegue ver os céus, está denso demais. Você não consegue ver o fim. E há todas as lagoas e no fundo de cada uma delas há um universo. É aqui que estou. O problema do Bosque entre os mundos é que você muitas vezes esquece o que você estava fazendo ali (risos).”
Anteriormente, ela chegou a expressar que estava tendo pesadelos ao escrever Nárnia, pela dificuldade do projeto.
A saga das Crônicas de Nárnia, escrita por C. S. Lewis, possui sete livros quem descrevem histórias entre o nosso mundo e o mundo mágico de Nárnia. ‘O leão, a feiticeira e o guarda-roupa‘ foi a primeira crônica adaptada para as telonas, chegando nos cinemas em 2005. ‘Príncipe Caspian‘ veio em seguida, no ano de 2008. E por último, ‘A viagem do Peregrino do Alvorada‘, em 2010. Mas, para a tristeza de quem estava esperando por uma continuação, esta nunca chegou a ser concretizada devido a várias dificuldades na área da produção.
A ideia da Netflix, que adquiriu os direitos da saga em 2018, é que As Crônicas sofram um reboot na plataforma de streaming com novos atores e com um direcionamento claro.
Os filmes da Greta Gerwig tocam em alguns temas, como fé e amadurecimento, que conversam com Nárnia. Mas, assim como aconteceu com a equipe por trás das adaptações da Disney, sua trajetória nem sempre se encontra alinhada com a visão de mundo dos livros.
A adaptação, que ocorrerá pela Netflix, sofrerá um reboot e não deve contar com o elenco e equipe dos filmes anteriores. Se ela fará boas adaptações de Nárnia, só o tempo dirá.
Com informações da Variety e da Narnia Web.